Atuação de Filipe Sambado

Nesta primeira edição presencial da ARTS WEEK 2022, pretendíamos preencher a noite da cidade de Lisboa com arte desafiadora, que rompe estereótipos, que desmorona sistemas opressores, que levanta questões e que muda mentalidades. Queríamos dar forma concreta, voz, corpo e presença à luta pela igualdade, pela livre expressão de género, por espaços seguros e acolhedores de tudo e todes.

Em colaboração com a generosa Útero — Associação da Bempostinha, foi possível concretizar esta missão. Com o apoio da equipa deste espaço, que alberga frequentemente diversas iniciativas culturais abertas à comunidade, pudemos realizar, na noite de 11 de março de 2022, uma atuação pro-bono de Filipe Sambado.

Com uma carreira pautada por vários êxitos, Filipe Sambado é exemplo de que o sucesso e sermos verdadeiros a nós próprios não são mutuamente exclusivos, mesmo fazendo face a quaisquer desafios sociais e à discriminação. Com casa cheia e excelente convívio, conseguimos oferecer à cidade das sete colinas um momento especial a homenagear a liberdade de sermos quem somos, sem rótulos ou preconceitos, na semana em que celebramos os feitos e a emancipação feminina.

Filipe Sambado

Nascido em Lisboa mas com uma infância e adolescência passadas pelo Alentejo Litoral e Interior, e Algarve, Filipe Sambado é artista que demonstra o seu génio de consolidar géneros musicais para criar novos sons que transcendem estilos, épocas e rótulos.

Exemplos notórios do seu talento são encontrados em êxitos como “Jóia da Rotina” e “Gerbera Amarela do Sul”, este último tema concorrente no RTP Festival da Canção em 2020.

ÚTERO — Associação da Bempostinha

A Útero — Associação da Bempostinha intitula-se como uma “Casa d'arte”.

Localizada no 64A da rua lisboeta sua homónima (Rua da Bempostinha), alberga uma agenda cultural preenchida e reconhecida em Lisboa e arredores, que inclui exposições artísticas, concertos, atuações, animação e espetáculos ao vivo, sessões literárias, convívios, entre outros.