Histórias de Empoderar 2020

Em 2020, nasceu o projeto “Histórias de Empoderar” que teve como objetivo transmitir uma mensagem positiva no domínio do género, fomentando aprendizagens, desenvolvimento intelectual e um consumo literário mais amplo e sem preconceitos a crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos inseridos em Casas de Acolhimento Temporário na zona de Lisboa.

Ao dar a oportunidade a estas crianças e jovens de lerem livros que promovem a igualdade de direitos e enfatizam a relevância do papel da mulher, homem e das pessoas não binárias na sociedade, pretendemos estimular uma visão realista da figura feminina e masculina, vendo-a como um “role model” desapegado de qualquer estereótipo, podendo esta mensagem ser encontrada tanto em livros que abordam diretamente o tema da igualdade ou não. Além disso, sendo o livro cada vez mais visto como um item de luxo, é fundamental combater a crise de literacia em Portugal através do cultivo de hábitos de leitura entre os mais novos e do reforço do papel da leitura enquanto fonte de conhecimento e de empowerment.

Nesse sentido, pretendemos que esta doação de livros se traduzisse num incentivo ao espírito crítico, à curiosidade, à introspeção e à empatia.