O movimento HeForShe

O HeForShe é um movimento internacional com vista a um esforço global pela Igualdade de Género, fazendo parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas. Criado em 2014 pela UN Women, o movimento apela à consciencialização de rapazes e homens para a promoção da paridade de género, tratando a temática como uma questão de direitos humanos.

Este movimento acredita que é possível acelerar o processo de igualdade de género se existir união de esforços entre cidadãos, organizações da sociedade civil, universidades, empresas e instituições governamentais. Trata-se de reconhecer que a capacitação das mulheres é fundamental para o crescimento económico inclusivo, justiça social e para o progresso em todas as esferas da nossa vida.

A HeForShe Lisboa

A HeForShe Lisboa nasce na Conferência 2020 organizada pelo HeForShe Universidade Nova de Lisboa. A equipa principal, por detrás da conceção e execução da Conferência, composta por 3 pessoas, ao se depararem com uma plateia de jovens universitárias/os percebem que existe a necessidade de chegar a um público mais amplo. A mensagem do movimento deve chegar a todos os cantos da nossa sociedade, não se limitando pelo público universitário.

Para além de um novo público-alvo, a HeForShe Lisboa pretende incorporar a cidade das 7 colinas na sua identidade. Lisboa tem muitas histórias por contar e enquanto movimento pretendemos contar a perspetiva da igualdade de género da cidade de Lisboa. Será através de histórias e da partilha que cada vez mais aqueles que nos seguem poderão associar caras do dia a dia à igualdade de género.

Missão

Trazer o máximo de pessoas para a discussão, de todas as faixas etárias.

Incluir todes nesta missão e fazê-lo através da potencialização da liderança, do ativismo, e da consciência cívica. São com as histórias reais, factos reais e números reais que iremos trabalhar a temática da igualdade de género.

Valores

Igualdade, união e inclusão.

Ser HeForShe implica destacar a diversidade, prezar pela tolerância e pela solidariedade, respeitando a individualidade de cada uma/um.

Implica consciencializar a sociedade para estes valores, agir de acordo com os mesmos e criar elos de ligação.