Mostra de Curtas-Metragens

A sétima arte consegue trazer até nós, de forma realista e próxima, contextos que nunca experienciámos. Foi através de sete curtas, selecionadas de um total de 26 submissões por uma open call, que levámos os espectadores numa viagem por diferentes vidas, marcadas pelo sexismo, misoginia e transfobia.

Estas sete obras de arte cinematográfica chegam até nós de vários pontos de Portugal e do Brasil, pelas mãos de profissionais e estudantes desta área, com grande consciência social e diferentes experiências de vida que os fizeram querer contar estas histórias de coragem e luta feminista.

Curtas-metragens

Jardim

Autores
Bruno Moreira

Duração: 4:41

Sinopse
Ana é uma educadora de infância apaixonada pelo seu trabalho. No entanto, está prestes a confrontar-se com o meio conservador no qual tenta encontrar o significado de família.


Palco

Autores
Direção: Jess Tavares
Produção: João Freitas
Direção de Arte: Lui Cavalcante
Direção de Fotografia: Lucas Molina
Montagem: Lui Cavalcante e Lucas Molina
Desenho de Som: Natalia Cruz
Mixagem: Dennis Alex
Som Direto: Tamara Emy Araki e Renan Chaves
Trilha: RS Soundtracks

Duração: 6:08

Sinopse
Malu está prestes a passar por um teste decisivo em que sua arte será avaliada pela primeira vez. “Palco” é uma narrativa que busca seguir e sentir os passos de Malu nesse momento tão importante e trazer à tona as armadilhas mentais e emocionais que assombram cada um de nós frente ao olhar e julgamento alheio, mas principalmente sobre o que pensamos sobre nós mesmos.


Modelo vivo, modelo morto

Autores
Iuri Bermudes e Leona Jhovs

Duração: 25:57

Sinopse
Manuela, uma mulher
trans, ao frequentar uma oficina de desenho de modelo vivo, desperta para sua própria beleza e potência.


Flor de Estufa

Autores
Laís Andrade

Duração: 14:42

Sinopse
O quotidiano silencioso de uma imigrante numa exploração agrícola. Diariamente, lida com a solidão e a precariedade, sem nunca esquecer o que deixou para trás. Um olhar sobre a exploração dos imigrantes em Portugal, pelos olhos de uma trabalhadora de estufa.


Porta Fechada

Autores
Carolina Alves, Kenia Nunes, Teresa Baptista, Margarida Nabais, Lara Pereira

Duração: 15:18;

Sinopse
Joana guarda um segredo. Ao partilhá-lo com Carolina, esta descobre que há muito que não conhece sobre a vida da amiga. E é quando a porta se fecha que a vida de Joana desaba.


Sofia

Autores
Filipe Ruffato (argumento e realização), Gonçalo Viana (realização);

Duração: 9:57

Sinopse
Num único ousado plano-sequência de fascinante beleza plástica, vemos desdobrar medos, incompreensões, preconceitos, ânsias e desejos, sendo que todos esses sentimentos – e muitos outros, ainda – surgem e desaparecem nas entrelinhas do não-dito. Um belíssimo exercício sobre a nossa precária condição humana.


Stamp

Autores
Joana Correia Pinto;

Duração: 5:59

Sinopse
A pressão é uma constante para um casal que é obrigado a revelar as suas rotinas mais íntimas a uma delegada que tenta desmascarar aquilo que acredita ser mais um aproveitamento indevido para a obtenção de nacionalidade portuguesa.

Cinema São Jorge

Mais uma vez, pudemos contar com a parceria do Cinema São Jorge para apoiar as nossas iniciativas. Cinema embelemático de Lisboa, o Cinema São Jorge foi construído no final dos anos 40 por iniciativa da Sociedade Anglo-Portuguesa de Cinemas e projetado pelo arquiteto Fernando Silva, e foi inaugurado em 1950.

Um edifício inovador e arrojado que lhe valeu a atribuição por unanimidade do Prémio Municipal de Arquitectura desse ano.