Mentoring the Future 2020-21
Testemunhos Mentoras e Mentores
Mentoring the Future 2020-21
Testemunhos Mentoras e Mentores
"Quando fui convidada pela HeForShe Lisboa para ser mentora do programa de mentoria "Mentoring the Future" fiquei muito entusiasmada. Mas não esperava que esse processo fosse ser tão bacano, enriquecedor e desafiador. Fiquei muito feliz quando, o meu mentee, me disse, nas nossas reuniões de partilha e construção do seu projeto, que queria trabalhar igualdade de gênero na comunidade migrante de homens dos PALOP. E então surgiu o «Muntu - Contrariar o Machismo».
Considero que ser mentora é uma troca, da mesma forma que transmito meus conhecimentos, questões e orientações, também sou alimentada por saberes novos e esperança na geração que vem por aí!"
"O programa Mentoring the Future tem sido um processo desafiante e simultaneamente muito enriquecedor.
Com este projeto posso acompanhar e apoiar a minha mentee no seu processo de evolução pessoal e profissional, partilhando com ela alguns dos meus conhecimentos e competências em comunicação e gestão de projeto.
Além disso, tem sido uma oportunidade única para aprender mais sobre uma área nova para mim, através da troca de experiências e ideias com outros mentores e profissionais."
"A experiência de mentoria tem privilegiado a troca de perpectivas e também por tentar encontrar soluções para um problema que não é particularmente tangível.
E portanto a criatividade tem também desempenhado aqui um papel importante. Para mim tem sido muito gratificante aprender coisas novas com a minha mentoranda. Acaba por ser um estímulo permanente para também lhe dar ferramentas que lhe sejam úteis para enfrentar os desafios."
"O processo de Mentoring the Future da HeForShe Lisboa tem sido muito gratificante e inspirador. A empatia com a mentee foi instantânea e tem sido um caminho de aprendizagem mútua. Foi-me dada a abertura para colocar em prática as várias ferramentas de ideação, construção e gestão de projeto que tenho da minha bagagem em empreendedorismo social. A mentee adaptou-se muito bem e mostrou desde o início um elevado sentido de responsabilidade e empenho. Ao longo desta caminhada temos tido reuniões periódicas, contacto semanal de status assíncrono e promovi oportunidades de networking com líderes comunitários no âmbito da igualdade de género oriundos de Portugal, São Tomé e Príncipe, Jordânia, Quénia, Malawi e Zimbábue.
A par disto avançámos com contactos institucionais e aplicámos métodos de investigação através de questionários e entrevistas para maior validação do desafio social sobre o qual o projeto se vai focar. Estamos neste momento que escrevo no processo de criação do projeto para preparamos o pitch a ser apresentado ao júri e lançarmos oficialmente o projeto junto do público alvo."